Como o povo brasileiro pode dar conta de tantos acontecimentos que ocorrem no Brasil contra si próprios se nem todos tem conhecimento e informação sobre a economia e o seu papel na vida diária de todos?

A economia é um dos pilares do desenvolvimento de um país e de sua população. Como podemos ter um país bom para todos  sem conhecer esse pilar? 

Economista e professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ladislau Dowbor é especialista em economia internacional e um grande defensor do chamado FIB – Felicidade Interna Bruta. Segundo o professor o PIB – Produto Interno Bruto não é mais um indicador adequado para medição de riqueza de um país. “O PIB não mede os resultados para nós, [ele] não mede, por exemplo, a saúde. Ele mede quanto de esforço estamos despendendo, então não mede a produtividade desses recursos”.

Ele destrincha como a financeirização, sistemicamente controlando e manipulando o fluxo das riquezas e recursos naturais, dilacera as economias no Brasil e mundo afora ao forçar os governos eleitos a cumprir agendas refutadas pelas urnas, concentrando as riquezas e aumentando as desigualdades. Sobretudo quando desviam grande parte do orçamento público para o pagamento de altos juros da dívida, engordando ainda mais as forças do capital financeiro em detrimento de políticas públicas de saúde, educação, previdência e segurança. Veja os vídeos.