A Copa acabou! Ela foi maravilhosa! Estrangeiros nos elogiaram e elegeram a nossa Copa como a melhor Copa de todos os tempos. Nossa organização foi de primeira linha, nossos hotéis e restaurantes lotaram e receberam muito bem a todos. E o povo? O povo brasileiro deu o seu melhor. Foi acolhedor! Foi encantador! Foi receptivo e carinhoso!

Mesmo com as ressalvas que aconteceram por conta da burguesia machista, mal educada e sem civilidade que vaiou a presidenta no início e no fim do evento e sua falta de criatividade para torcer durante os jogos, tudo correu muito bem e nossa autoestima como brasileiros se renovou com a grandiosidade do espetáculo que fomos capazes de construir. E toda a organização que tivemos que fazer nos deixou um legado, um legado de obras que foram realizadas no país.

Nossa seleção não correspondeu, mas, sabíamos que isso poderia acontecer. No fundo, sabíamos que nossa seleção não estava bem das pernas, mas, torcemos e muito! Foram muitos anos de cartolagem! A Lei Pelé estragou nosso futebol  permitindo que importássemos nossos talentos para que eles deixassem de jogar como  brasileiros, para aprender a jogar como os “outros” e que os times brasileiros fossem administrados por pessoas que corroboram um sistema corrupto por ser capitalista. Ou seria capitalista por ser corruto? Tanto faz. A corrupção é inerente ao sistema que está aí, aqui no Brasil, na Argentina, na Inglaterra ou na Alemanha. Ou você é tão ingênuo que não sabe disso?

Quero falar para todos aqueles que disseram que a nossa seleção deu vexame! Foi vexame ficar em quarto lugar com uma seleção desarticulada, desorganizada, sem brilho, sem encanto? Claro que não! Chegamos longe para o que fomos e enfrentamos. Ficamos tristes pelo Brasil perder a Copa? Sim, mas a vida continua.

Criança chora na derrota do time brasileiro

Foi a Inglaterra que inventou o futebol, mas, fomos nós que demos a ele arte, criatividade e alegria. Perdemos o brilho quando deixamos de brincar e fazer o que sabíamos para copiar o que os outros faziam.

Nosso futebol  precisa voltar ao que era antes, voltar a ter seu brilho, mas, ele está assim por que? Quem são os cartolas que mandam no futebol brasileiro? A quem eles estão ligados? O que fazem, você sabe?

Ele são os mesmos que fazem com que falte água em São Paulo. São os mesmos que constroem obras sem segurança que caem tanto em São Paulo como em Belo Horizonte.  São os mesmos que há anos estão atrasando o progresso de nossa sociedade. São os mesmos que provocam há muito tempo o racismo e a desigualdade social e econômica. São os mesmos que venderam a Vale do Rio Doce e queriam vender a Petrobras. São os mesmos que durante anos prometeram levar água para o sertão e nada fizeram. São os mesmos que deixaram a saúde e a educação do Brasil há míngua. São os mesmos que corrompem a velha imprensa para falar bem deles, esconder seus malfeitos e falar mal dos inimigos, enganando todo mundo. São os mesmos que cooptam cidadãos e cidadãs do judiciário que deveriam primar pela defesa da justiça e ao invés disso, para preservar seus privilégios defendem os corruptos e colocam na cadeia pessoas que podem prejudicar seus intentos.

E você diz VEXAME! Você diz VERGONHA! Afinal do que você está falando? Há quanto tempo você está apoiando a mesmice? E ainda votando nela!

Represa do Cantareira

Você não acha um vexame a falta dágua que está acontecendo em São Paulo?

A maior cidade da América Latina, no Estado mais rico do país está passando por um vexame monumental. A irresponsabilidade do seu governador deixou de aplicar R$ 5 bilhões na modernização do Sistema Cantareira e São Lourenço, investimento que poderia ter sido feito nos últimos dez anos. E a cidade secou. A água acabou.  Por que São Paulo, considerada antes a locomotiva do país está nessa situação tão humilhante? Por que obras vitais para o estado não foram feitas com a devida segurança e caem, matando gente inocente e atrasando as melhorias que a sociedade paulista precisa ter? Por que os trens do metrô da maior cidade do Brasil são antiquados e foram comprados de forma irregular, em licitações superfaturadas? E a saúde e a educação do estado de São Paulo? E a polícia do estado de São Paulo que matou mais civis que na guerra que estamos vendo em Gaza? E eu pergunto? O que eles fizeram com o dinheiro que receberam do Governo Federal? O que eles tem feito para mudar o estado, fazer transformações que tragam para nossa sociedade mais modernidade, justiça e prosperidade?

viaduto BH

Viaduto em obras que caiu em MG

E Belo Horizonte, lá também não tem vexame?

Porque o estado de MG não consegue crescer industrialmente? Por que suas obras de infraestrutura são mal feitas, caem e machucam pessoas? Por que o judiciário de Belo Horizonte é conivente com o Governo Estadual que age de forma ditatorial e manda prender jornalistas que esclarecem a população sobre os erros do governador ou do candidato a presidente que são de lá? Por que MG está em 27º lugar no ranking da lei do piso e até hoje os salários dos professores seguem estagnados em relação a outros estados com relação ao piso que deveriam receber, diferentes de outros estados do Brasil que seguem a lei?

Poderíamos fazer aqui um ranking de outros estados que se acostumaram ao VEXAME e à MESMICE, mas, o texto ficaria muito mais longo.

E vejam que enquanto nos estados que são governados pelos mesmos de sempre as coisas não andam, em estados que utilizaram adequadamente as verbas que o Governo Federal mandou para eles o comércio cresce, a indústria cresce, a economia cresce, o emprego cresce, professores são melhores remunerados, a saúde é mais organizada e atende melhor a população.

Em 12 anos os Governos seguidos do PT conseguiram trazer um grande crescimento nos investimentos e verbas que são distribuídas para os estados, desenvolveram toda uma estrutura de sistemas de informação para que eu, você e qualquer pessoa que queira tenha acesso aos dados. A lei da transparência presta um grande serviço a todos nós brasileiros. Quando que antes você poderia saber quanto recebeu seu estado ou seu município, ou quanto as empresas estatais investiram? Antes era tudo uma Caixa Preta. Um verdadeiro vexame! Agora, cada um de nós pode, de fato, fiscalizar o dinheiro que o governo manda para os estados e ver como serão utilizados. É só buscar os dados e querer agir.

E a Polícia Federal? Quantas investigações de corrupção fazia antes de 2003? Se você olhar os dados do TSE e das investigações da própria Polícia Federal você vai ver que todas as averiguações que antes não aconteciam passaram a acontecer e quando políticas de governo passam a gerir as contas públicas de forma mais rigorosa dentro de uma estrutura que nunca teve esse rigor o que a gente começa a ver? Essas políticas de governo passam a ser combatidas por aqueles que não estão gostando das mudanças e não querem perder o que sempre tiveram, seus privilégios. Daí os denuncismos e revanchismos noticiados pela velha mídia que sempre foi protetora dos governos da mesmice. E que nessa Copa foi uma das protagonistas do maior vexame que de fato ocorreu. Ao apostar o tempo todo contra, perdeu sua credibilidade quando tudo deu certo. Vergonha total!

Transposição

Obra de Transposição do Rio São Francisco

O que você tem a dizer do sertão que está virando mar? Quantos prometeram levar água ao nordeste e não cumpriram? E a transposição do rio São Francisco está saindo depois de tantos anos de falação, onde muitos lucraram sem nada ter feito. E o Governo do PT está fazendo onde outros só enrolaram e o nordeste será outro depois disso.

Eu poderia falar de milhares de programas que não tínhamos antes de 2003. Programa Bolsa Família, Programa Mais Médicos, Prouni, Sisu, Universidades que foram construídas e milhares de vagas nas que já existiam foram criadas, Escolas Técnicas construídas e funcionando e muitas outras coisas que poderíamos enumerar aqui. Todos fazem parte do Projeto de Governo que vem sendo construído a partir da chegada do PT ao poder.

Então, depois de tudo isso você ainda vem me falar de Vexame? Vexame, para mim é não saber disso, é alienar-se do quanto o Brasil vem mudando e se tornando um país extremamente respeitado e do quanto pode melhorar mais.

Vexame é ignorar as circunstâncias políticas e estruturais em que se deram essas mudanças, é ignorar nosso passado histórico cheio de manchas sociais.

Vergonhoso é fechar os olhos para o tanto que foi feito e o tanto que é preciso ainda acontecer sem pensar na real responsabilidade que cada um de nós tem.

Vexame é jogar a culpa nos outros e não fazer a sua parte! Vergonha é zombar e xingar quem participa da vida política do país de várias formas e em várias frentes, lutando para que as coisas aconteçam!

Vexame é ser cego e surdo diante de tudo que aconteceu nos últimos 12 anos.

Vexame é não ter vergonha de continuar defendendo a mesmice que por 500 anos deixou o Brasil atolado em dívidas econômicas, sociais e culturais e em sofrimento do povo.

Vergonha é não querer aproveitar as mudanças e melhorias que o Brasil conquistou para garantir cada vez mais prosperidade e justiça social para todos.

Eu não quero mais a mesmice! PT Saudações!