Por Bepe Damasco

1) Porque livre e voltando a falar diretamente ao coração do povo, Lula em pouco tempo jogaria por terra a gigantesca farsa da Lava Jato, desmoralizaria em definitivo a Globo e dinamitaria os pilares do nazi-bolsonarismo.

2) Porque algumas caravanas de Lula pelo país bastam para que Moro perca o cargo de ministro.

3) Porque saltará aos olhos de um número bem maior de brasileiros e brasileiras que instituições do Estado, como Judiciário, MP e PF, se corromperam politicamente e traíram suas funções republicanas.

4) Porque cada palavra pronunciada por Lula em liberdade contribuirá para revolver as entranhas do conluio judicial-midiático responsável pela maior perseguição já sofrida por um político brasileiro ao longo da história, num caso típico de lawfare.

5) Porque fortalecerá na memória popular  os tempos em que o Brasil crescia, gerava emprego, valorizava os salários, combatia a pobreza e a miséria como nunca e os filhos dos pobres viravam doutores. Por isso, o nosso país era repeitado no mundo inteiro.

6) Porque ele certamente usará sua capacidade genial de comunicação para fazer chegar à classe trabalhadora e aos moradores das favelas e periferias a denúncia sobre o atropelo dos prazos e a adoção de ritos sumários por parte da justiça eleitoral, num jogo de cartas marcadas para cassar sua candidatura e impedi-lo de se eleger presidente da República pela terceira vez, o que fatalmente ocorreria, possivelmente  ainda no primeiro turno.

7) Porque com Lula livre os arautos da ditadura de novo tipo que vivemos seriam obrigados a explicar para a nação o silêncio imposto a Lula, antes, durante e depois das eleições. Todos sabem que não há na lei nada que impeça presos de concederem entrevistas, o que ocorre até com alguma frequência.

8) Porque a mídia mafiosa, o chamado mercado, a direita e a extrema-direita que chegou ao poder através de fake news tremem de medo da química de pele de Lula com o povo brasileiro. Manter Lula trancafiado nas masmorras de Curitiba é fundamental para a implementação do projeto ultraneoliberal, que tem como base a retirada dos direitos sociais, políticos, civis, econômicos, previdenciários e ambientais, além do leilão das riquezas do país.

9) Porque a verve política de Lula, sua inteligência e capacidade de discorrer sobre qualquer assunto jogará ainda mais holofote sobre a incrível boçalidade do atual presidente e a debilidade mental de vários de seus ministros.

10) Porque Lula em liberdade significa um grande passo para que a verdade, como valor ético e político essencial, seja retomada. Hoje a mentira e o mau-caratismo mais deslavado foram naturalizados como métodos de ação política.