Por Pablo Vilaça no Facebook

Como a velha mídia brasileira é previsível. Como é óbvia. Como é mal intencionada.

Vamos ver se entendi: a menos de um mês da eleição, surge uma DENÚNCIA (o que é bem diferente de crime comprovado) envolvendo MEIO MUNDO MENOS AÉCIO? Pois é. A denúncia atinge parlamentares do PT, PMDB, PP, PSB, entre outros, incluindo o próprio Eduardo Campos e o vice de Marina Silva, contaminando-a e à sua campanha. Além disso, envolve também congressistas do PT (mas não Dilma; falarei sobre isso já).

O único presidenciável “principal” poupado? Aécio. Sim, o mesmo do Aécioporto, que, claro, já gravou videozinho (usando câmera de iPhone em posição vertical, o que deveria ser considerado crime) dizendo que tudo no país está errado e que ele precisa ser eleito para consertar. (Já tem até aeroporto próprio para decolar nas pesquisas mais rapidamente.)

Mais: há duas semanas, Merval, um dos colunistas mais reacionários do país, escreveu no “O Globo” que a campanha de Aécio não deveria desistir, pois “poderia surgir algo para derrubar Marina”.

Que coincidência, não?

Vale apontar que Dilma queria demitir o tal executivo que agora ganhou a delação premiada desde que assumiu o governo. E que os partidos da base – incluindo o PP, que o havia indicado para a função – tentaram impedir a todo custo. Depois de um tempo, Dilma ignorou os apelos e mandou o cara embora em 2012, para desespero do PP (e agora dá pra entender por que eles pareciam ansiosos).

Aliás, este é o problema principal do modelo político do país. É FUNDAMENTAL aprovar a Reforma Política com urgência. Só assim pra impedir esse tipo de coisa (pressão da base sobre presidente e financiamento de campanha através de métodos obscuros). Dilma tentou iniciar a reforma em 2013. O congresso, claro, barrou.

Dito isso, por mais que abomine a candidatura de Marina, não vou comemorar a denúncia envolvendo sua campanha. Porque é DENÚNCIA. Só. E fico muito decepcionado ao ver gente de esquerda usando isso pra atacar o PSB sem perceber que assim legitimam as demais denúncias. Elas TÊM que ser investigadas, claro. Mas por enquanto são só denúncias. Feitas por um cara que está desesperado diante da possibilidade de passar mais de 50 anos na cadeia. E que poupem apenas Aécio Neves é algo que acho muito, muito conveniente.

A velha mídia não muda. Veja denuncia, Jornal Nacional repercute e assim vai. HeliPÓptero, Aecioporto e jato de Campos foram deixados de lado pela mídia. Quanto apostam que agora será MUITO diferente? 

Pra finalizar: lembram o que falei sobre o uso da linguagem pra influenciar o público? Por que acham que mídia está falando de MENSALÃO 2?

De novo: óbvio demais, baixo demais, patético demais.

E também previsível demais.